Laboratórios de Pesquisa - Departamento de Cardiopneumologia

Serviço de Apoio à Pesquisa e Experimentação Animal - Instituto do Coração

  • Prof. Dr. Paulo Manuel Pêgo Fernandes
  • Prof. Dr. Luiz Felipe Pinho Moreira 

INCOR  - Subsolo - Bloco 1        Tel: 2661-5259/5327     Homepage  

LIM/11 - Laboratório de Cirurgia Cardiovascular e Fisiologia da Circulação

  • Prof. Dr. Fábio Biscegli Jatene
  • Prof. Dr. Luiz Felipe Pinho Moreira

FMUSP - 2º andar - Sala 2146/2148   Tel:3061-7178    Homepage

LIM/61 - Laboratório de Pesquisa em Cirurgia Torácica 

  • Prof. Dr. Paulo M. Pêgo Fernandes
  • Dra. Karina Andrighetti de Oliveira Braga

InCor  - Bloco 1 - Subsolo - Sala 25    Tel: 2661-5297    Homepage

LIM/13 - Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular

  • Prof. Dr. José Eduardo Krieger
  • Dr. Alexandre da Costa Pereira 

INCOR - 10º andar - Bloco 2       Tel: 2661-5579 / 5069   Homepage

Centro de Tecnologia Biomédica - Instituto do Coração

  • Prof. Dr. Adolfo A. Leirner
  • Profa. Dra. Idagene Cestari

INCOR  - Subsolo - Bloco 1        Tel: 2661-5528/5529      Homepage

 

Parcerias com Instituições Internacionais

International Heart Institute of Montana Foundation, Montana, Estados Unidos
L'Hôpitaux Européen Georges Pompidou e L'Université Pierre e Marie Curie, Paris, França

 

Parcerias com Instituições e Empresas Nacionais

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, São Paulo
Centro de Pesquisa do Laboratório LabCor, Belo Horizonte
Laboratório de Pesquisa da Braile Biomédica, São José do Rio Preto

 

Visitas Estrangeiras

Mobilidade e atuação acadêmica no Brasil 
A mobilidade e atuação acadêmica local do Programa incluiu a visita de diversos docentes estrangeiros com ativa participação em suas atividades durante o quadriênio:
- Prof. MICHELE SALATI, do Azienda Ospedaliero Universitaria de Ancona", Itália, foi Docente Visitante do Programa, no período de dezembro de 2016 a novembro de 2017, tendo participado em Projetos de Pesquisa, atuado como docente responsável em disciplina, atuado na coorientação de uma aluna do Programa e participado em banca de Defesa de Doutorado.
- Prof. MARTIN CONRAD HARMSEN, coorientador de dois alunos do Convênio de Dupla-titulação com a Universidade de Groningen, Holanda, visitou o Programa em março de 2018, tendo participado na condução de projetos de pesquisa e na estruturação da linha de pesquisa de "Desenvolvimento de Enxertos e Próteses em Cardiopneumologia por Engenharia de Tecidos".
- Prof. HENDRIK GERRIT DERK LEUVENINK, coorientador de três alunos do Convênio de Dupla-titulação com a Universidade de Groningen, Holanda, e Prof. MICHIEL E. ERASMUS, da mesma universidade, visitaram o Programa em dezembro de 2019, tendo participado na condução de projetos de pesquisa e atuado como docentes em disciplina do Programa.
- Prof. KONRAD HOETZENECKER, da Universidade de Viena, Áustria, visitou o Programa em abril de 2019, tendo atuado como docente convidado em disciplina do Programa.

A internacionalização do Programa de Cirurgia Torácica e Cardiovascular foi ampliada de maneira significativa no quadriênio, 2017 a 2020 , com destaque para a consolidação do Convênio de Dupla-Titulação com a Universidade de Groningen, na Holanda, envolvendo os Departamentos de "Pathology and Medical Biology" e de "Surgery and Transplantation" do "University Medical Center - UMCG" daquela instituição, além da realização de outros acordos internacionais de pesquisa, estágios de Doutorado-Sanduiche e recebimento de alunos estrangeiros pelo Programa.

Projetos conjuntos com Instituições Estrangeiras
O Convênio de Dupla-Titulação com a Universidade de Groningen incluiu no quadriênio o desenvolvimento de seis projetos conjuntos de pesquisa, com a participação de cinco alunos de nosso Programa, que desenvolvem suas atividades de pesquisa alternadamente nas duas instituições. Três projetos pertencem a linha de pesquisa "Desenvolvimento de Enxertos e Próteses em Cardiopneumologia por Engenharia de Tecidos", iniciada em 2017:
- DESENVOLVIMENTO DE MATRIZES CELULARES PARA O TRATAMENTO DE CARDIOMIOPATIAS;
- DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE HIDROGÉIS DERIVADOS DE MATRIZ EXTRACELULAR PARA ENGENHARIA DE TECIDOS CARDIOVASCULARES;
- DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE VASOS SANGUÍNEOS FABRICADOS POR ENGENHARIA DE TECIDOS. Outros três projetos deste convênio estão vinculados à linha de pesquisa "Estudo das Alterações Decorrentes da Morte Encefálica e dos Métodos de Preservação dos Enxertos nos Transplantes Cardiotorácicos":
- AVALIAÇÃO DO EFEITO DO TRATAMENTO COM ESTRADIOL NA INFLAMAÇÃO PUMONAR EM RATAS SUBMETIDAS À MORTE ENCEFÁLICA;
- ESTUDO DOS EFEITOS DA MORTE ENCEFÁLICA SOBRE A INFLAMAÇÃO, FUNÇÃO CARDÍACA E FUNÇÂO RENAL EM RATAS: TRATAMENTO COM ESTRADIOL;
- ESTUDO DOS EFEITOS TERAPÊUTICOS DA ASSOCIAÇÃO DO 17Β-ESTRADIOL E DA PREDNISOLONA NA INFLAMAÇÃO PULMONAR EM RATAS SUBMETIDAS À MORTE ENCEFÁLICA.

Foram também realizados dois projetos em colaboração com o "Azienda Ospedaliero Universitaria de Ancona", Itália, contando com a participação de docente visitante estrangeiro (Michele Salati) como coorientador na linha de pesquisa de "Desfechos do Tratamento Cirúrgico do Câncer de Pulmão e outras Neoplasias Torácicas":
- IMPLEMENTAÇÃO DO REGISTRO PAULISTA DE TRATAMENTO CIRÚRGICO DO CÂNCER DE PULMÃO;
- PAPEL DO NÍVEL SOCIOECONÔMICO NA SOBREVIDA DE PACIENTES COM CÂNCER DE PULMÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO.
Na mesma linha de pesquisa, também foi realizado projeto em colaboração com o "Royal Brompton Hospital" de Londres, Inglaterra, com a participação do Prof. Eric Lim, envolvendo uma aluna em estágio de Doutorado-Sanduiche realizado em 2016:
- ESTUDO INTERNACIONAL DO TRATAMENTO CIRÚRGICO DO CÂNCER DE PULMÃO: RESULTADOS EM PAÍSES COM DIFERENTES ÍNDICES DE GINI.
Na linha de pesquisa "Definição e aplicabilidade de fatores e escores de risco em cirurgia cardiovascular" foi desenvolvido o projeto de colaboração internacional "HiriSCORE - High Risk Patients in Cardiac Surgery Procedures" com o "Fuwai Hospital - National Center for Cardiovascular Diseases" de Beijing, China, e com o "Russian Cardiology Research and Production Center" de Moscou, Rússia. Foi também estabelecida colaboração com o Departamento de "Health Care Policy" da "Harvard Medical School", Boston, Estados Unidos, para avaliação dos dados do "Quality Improvement Program in Cardiac Surgery at the São Paulo State Public Healthcare System".

Todos os projetos conjuntos com instituições estrangeiras incluíram a participação de discentes de Doutorado, sendo oito especificamente relacionados às Teses em desenvolvimento.

Produção Intelectual conjunta 
A produção intelectual do programa incluiu no quadriênio 35 artigos publicados com colaboração internacional (29,9% dos artigos publicados). Destes, 27 tiveram a participação de discentes ou egressos do Programa e 12 estão relacionados à Teses defendidas ou em desenvolvimento, envolvendo principalmente aquelas Teses que participam do Convênio de Dupla-titulação com a Universidade de Groningen, cuja apresentação é realizada no formato de compilação de artigos.

Durante o quadriênio, dois discentes estrangeiros participaram do Programa e foram titulados, retornando posteriormente às suas instituições de origem:

- Gade Satuala Vasco Miguel - Universidade Agostinho Neto, Luanda, Angola;
Orientador: Prof. Noedir Antonio Groppo Stolf.
- Maxim Goncharov - Russian Cardiology Research and Production Center, Moscou, Rússia.
Orientador: Prof. Fábio Biscegli Jatene.

Adicionalmente, dois discentes estrangeiros foram recebidos pelo Programa em estágios de pesquisa de curta-duração:
- Discente Katherine Elizabeth Trivino Cepada, vinculada ao Programa “International Master in Innovative Medicine (IMIM)”, em estágio realizado no período de outubro a dezembro de 2017.
- Discente Joris Anton Van Dongen, vinculado ao Programa de Doutorado "REGENERATE-Regenerative Medicine" da Universidade de Groningen, Holanda, em estágio realizado no período de abril a junho de 2018.

Mobilidade e atuação acadêmica no Exterior 
A mobilidade e atuação acadêmica dos docentes do Programa no exterior incluiu:
- Visita do docente Luiz Felipe Pinho Moreira ao "University Medical Center" da Universidade de Groningen, Holanda, no período de 08 a 26 de outubro de 2018, para desenvolvimento de atividades de acompanhamento e de discussão de projetos de pesquisa desenvolvidos no Convênio de Dupla-Titulação.
- Participação do Prof. Luiz Felipe Pinho Moreira como Professor Convidado do “Summer School on Cardiovascular Regenerative Medicine”, realizado em julho de 2019, pelo Departamento de "Pathology and Medical Biology" do "University Medical Center” da Universidade de Groningen, na Holanda.
- Visita dos docentes Luiz Felipe Pinho Moreira e Ana Cristina Breithaupt-Faloppa ao "University Medical Center" da Universidade de Groningen, Holanda, no período de 02 a 14 de setembro de 2019, para desenvolvimento de atividades de acompanhamento e de discussão de projetos de pesquisa desenvolvidos no Convênio de Dupla-Titulação.
- Participação do Prof. Marcelo Biscegli Jatene no Global Council on Education for Congenital Heart Surgery, realizado em Sofia, Bulgária, em junho de 2019, na condição de Presidente da World Society for Pediatric and Congenital Heart Surgery.
- Visita do Prof. Omar Asdrubal Vilca Mejia ao Departamento de "Quality and Safety" do Massachusets General Hospital, em Boston, Estados Unidos, durante o mês de julho de 2019.

Com relação à mobilidade dos discentes de Doutorado, ocorreram 25 apresentações de trabalhos em Congressos no Exterior realizadas por 19 dos 68 discentes do Programa (28%) entre 2017 e 2019. Oito discentes (11,7%) realizaram estágios de pesquisa no exterior, sendo seis estágios realizados neste quadriênio e dois estágios realizados em 2016 por duas alunas (Sueli Gomes Ferreira e Tamara Kazantzis) que se titularam em 2017 e 2019, respectivamente.
Dos cinco alunos vinculados ao Convênio de Dupla-titulação, quatro completaram seu estágio de pesquisa na Universidade de Groningen no quadriênio, sendo que dois deles terminaram o curso de Doutorado, tendo sido titulados em 2019 e 2020, respectivamente. A quinta aluna matriculada neste Convênio teve adiado o seu estágio na Universidade de Groningen inicialmente aprovado para o ano de 2020, por causa da pandemia da COVID-19:
- Discente Gabriel Romero Liguori, estágio na Universidade de Groningen, Holanda, em convênio de Dupla Titulação, no período de 01/09/2015 a 31/08/2017, com Bolsa da Fundação Lemann e Bolsa CAPES-PDSE, titulado em 01/11/2019.
Orientador: Prof. Luiz Felipe Pinho Moreira.
- Discente Tácia Tavares de Aquinas Liguori, estágio na Universidade de Groningen, Holanda, em convênio de Dupla Titulação, no período de 01/05/2016 a 31/08/2017, com Bolsa do Governo Holandês, titulada em 09/09/2020.
Orientador: Prof. Luiz Felipe Pinho Moreira.
- Discente Fernanda Yamamoto Ricardo da Silva, estágio na Universidade de Groningen, Holanda, em convênio de Dupla Titulação, no período de 01/10/2018 a 30/09/2019, com Bolsa FAPESP.
Orientador: Profa. Ana Cristina Breithaupt-Faloppa.
- Discente Roberto Armstrong Jr., estágio na Universidade de Groningen, Holanda, em convênio de Dupla Titulação, no período de 01/10/2018 a 30/09/2019, com Bolsa CAPES-PDSE.
Orientador: Profa. Ana Cristina Breithaupt-Faloppa.
- Discente Marina Vidal dos Santos, estágio na Universidade de Groningen, Holanda, em convênio de Dupla Titulação, com Bolsa CAPES-PDSE, adiado em 2020 por causa da pandemia da COVID-19.
Orientador: Profa. Ana Cristina Breithaupt-Faloppa.

Outros dois alunos realizaram estágios de Doutorado Sanduiche no exterior no quadriênio:
- Discente Isaac Faria Rodrigues, estágio no Medical University of Vienna, Áustria, no período de 01/03/2019 a 30/09/2019, com Bolsa CAPES.
Orientador: Prof. Paulo Francisco Guerreiro Cardoso.
- Discente Bianca Maria Maglia Orlandi, estágio no Departamento de "Health Care Policy" da "Harvard Medical School" em Boston, Estados Unidos, no período de 10/01/2020 a 10/06/2020, com Bolsa CAPES-PDSE.
Orientador: Prof. Omar Asdrubal Vilca Mejia.

A mobilidade discente no Exterior também incluiu estágios de pesquisa em nível de Iniciação Científica para alunos de graduação em Medicina, realizados no âmbito do Convênio com a Universidade de Groningen:
- Discente Sérgio Rodrigues de Moraes, estágio no "Department of Pathology and Medical Biology" da Universidade de Groningen, Holanda, no período de dezembro a janeiro de 2017, com bolsa do Banco SANTANDER.
- Discente Viktor Sinkunas, estágio no "Department of Pathology and Medical Biology" da Universidade de Groningen, Holanda, no período de janeiro a junho de 2018, com bolsa da AUSPIN, Agência USP de Inovação.
- Discente Pedro Antonio Araújo Simões, estágio no "Department of Pathology and Medical Biology" da Universidade de Groningen, Holanda, no período de janeiro a junho de 2018, com bolsa da AUSPIN, Agência USP de Inovação.
- Discente Thiago Matheus Santos Rios, estágio no "Department of Pathology and Medical Biology" da Universidade de Groningen, Holanda, no período de janeiro a julho de 2019, com bolsa da AUSPIN, Agência USP de Inovação.

Condições Institucionais
A internacionalização dos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da USP é uma das metas de seu planejamento estratégico, constando também do planejamento estratégico da USP por meio do Programa PRINT da CAPES dentro do tópico "Health and Diseases". Com base neste planejamento, o Programa de Cirurgia Torácica e Cardiovascular procurou ampliar sua participação internacional a partir da realização de convênio de Dupla-Titulação e de acordos bilaterais de Pesquisa com diversos países de diferentes continentes. Paralelamente, foram criadas duas disciplinas no Programa ministradas em língua inglesa com a participação de docentes estrangeiros, sendo também iniciada a elaboração e a Defesa de Teses de Doutorado naquele idioma, principalmente nos casos relacionados ao convênio de Dupla-titulação ou que sejam defendidas no formato de compilação de artigos.
No âmbito das estruturas de apoio, a criação de um escritório vinculado a Comissão de Relações Internacionais da Faculdade de Medicina da USP facilitou os processos de mobilidade docente e discente. Constam das atividades deste escritório, o apoio a recepção de docentes e discentes estrangeiros, tendo sido criada uma unidade de alojamento para discentes, pesquisadores e docentes estrangeiros, com disponibilidade de 10 apartamentos, no prédio da Residência Médica do Hospital da Clínicas da FMUSP.

Inserção Local e Nacional do Programa
A inserção nacional do Programa pode ser avaliada pelo recebimento de alunos vinculados a diversas universidades brasileiras, principalmente das regiões Norte e Nordeste, para a formação em nível de Doutorado. Destaca-se neste sentido, a formação de pesquisadores vinculados às Universidades Federal e Estadual do Amazonas.

As ações de inserção local do Programa também ocorrem no âmbito da formação em nível de Graduação em vários cursos na área de Ciências da Saúde. Estas ações incluem a abertura de Programa de iniciação científica extensivo a alunos nas áreas de Biomedicina, Biologia, Enfermagem e Medicina Veterinária, que frequentam seminários de formação em pesquisa promovidos pelo Programa, tendo acesso também a participação nos projetos de pesquisa desenvolvidos sob a liderança de nossos Docentes.
Foram também desenvolvidos Projetos de pesquisa em colaboração com outros Programas ou instituições nacionais nas áreas de engenharia de tecidos e de estudos de isquemia e reperfusão:
- Projeto "Emprego de matrizes amnióticas descelularizadas recobertas com prostaglandina e cultivadas com células-tronco mesenquimais na regeneração do miocárdio infartado", desenvolvido em colaboração com o Laboratório Experimental do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, Paraná.
- Projeto "Influência do 17β-estradiol na lesão pulmonar e na expressão das sintases do óxido nítrico após a isquemia e reperfusão aórtica em ratos", desenvolvido em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade de São Paulo.