Normas de ingresso:

 

Elaboração, seleção e avaliação do projeto de tese

A tese de doutorado deverá ser elaborada sob a supervisão do orientador até a redação final.

Deverá ser uma investigação original, que demonstre a maturidade científica do candidato e contribua com novos conhecimentos para a área.

O candidato à pós-graduação para aprovação do projeto de tese deverá submetê-lo à Comissão Científica do Instituto do Coração do HCFMUSP (CC), independente se a pesquisa for realizada na Instituição integralmente / parcialmente ou pesquisas que envolvam seres humanos (pacientes) que não pertençam ao Complexo HC-FMUSP, seguindo as instruções disponíveis no link https://www.incor.usp.br/sites/incor2022/index.php/como-submeter-um-projeto-na-comissao-cientifica

A Comissão Cientifíca providenciará o envio do projeto para a Coordenação de Pós-Graduação Estrito Senso para avaliação.

O candidato será convocado com o seu orientador para reunião com a Comissão Coordenadora do Programa, que após a aprovação devolverá o projeto para a CC, onde será enviado a  Comissão de Ética para Análise de Projetos de Pesquisa do HCFMUSP-CAPPesq e o aluno poderá providenciar os documentos para inscrição e matrícula.

A avaliação do candidato com a presença do orientador, é para discussão do projeto de pesquisa com a finalidade de analisar a relevância científica, adequação para o treinamento científico e a viabilidade, sendo de caráter eliminatório.

Os projetos de pesquisa que necessitarem de correções e/ou adequações sugeridas pela Comissão Coordenadora do Programa, quando da avaliação do projeto de tese, terão um prazo de 30 dias para as devidas providências. Quando não cumprido este prazo serão devolvidos para a Comissão Científica reiniciando o processo de avaliação.

Após a aprovação, caso haja necessidade de alteração na metodologia do projeto de tese, o discente deverá reapresentá-lo na Comissão Científica do InCor do HCFMUSP. As solicitações poderão ser realizadas até 12 meses antes do prazo de inscrição no Exame de Qualificação, e quando da aprovação da CAPPesq, entregar uma cópia na secretaria da Coordenação.

O candidato deverá atualizar o Curriculo, na plataforma LATTES no endereço http://lattes.cnpq.br/.

 

 Inscrição e matrícula no programa 

A Comissão Examinadora avaliará: atividade científica e didática; envolvimento com Instituição de Ensino Superior e Pesquisa; consistência, interesse e inserção do projeto dentro da linha de pesquisa do orientador.

Leia atentamento o: Edital de Inscrição 2024

As inscrições são realizadas de forma contínua durante o ano letivo(período informado no Edital do ano vigente), através do link: https://digital.fm.usp.br/alunoregular

**** Não serão aceitos documentos encaminhados por email ou entregues pessoalmente.

 

Relação de documentos para inscrição

  1.  Formulários para inscrição e matrícula (não colocar data);
  2. Cópia legível do Registro Geral (carteira de identidade); para estrangeiro: cópia legível da Carteira Nacional de Identidade, RNE - Registro Nacional de Estrangeiro - OBS: Apesar do registro no Conselho Regional de Medicina, por lei, ser equivalente ao RG, o sistema de banco de dados Janus, por servir todos os programas da USP, não contempla esse campo;
  3. Cópia legível do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  4. 1 foto recente 3x4;
  5. Comprovante de vacinação Covid 19;
  6. Cópia legível do Diploma de Graduação com registro do MEC (frente e verso). Na falta do diploma, apresentar declaração da instituição de origem, com data recente, constando a data em que ocorreu a colação de grau; Não é aceito declaração informando data de colação de grau posterior à inscrição;
  7. Resultado da Proficiência em Inglês (com validade em 5 anos):
  • Reading Test in English for Candidates for Postgraduate Courses, realizado pela Cultura Inglesa, filial Pinheiros*, exclusivamente para a Faculdade de Medicina da USP. Pontuação mínima para curso de doutorado: 60 pontos. O resultado é fornecido pela secretaria de pós-graduação do programa; 
  • Toefl internet-based Test, com pontuação mínima de 61 pontos para o curso de doutorado;
  • Toefl Computer-based Test, com pontuação mínima de 173 pontos para o curso de doutorado;
  • Toefl Paper-based Test, com pontuação mínima de 500 pontos para o curso de doutorado;
  • Não é aceito Toefl Institucional; 
  • APT(A) Alumni Proficiency Test, Oral Interview, Translation, realizado pela Associação Alumni exclusivamente para a Faculdade de Medicina da USP, com pontuação mínima de 70 pontos;
  • Exames realizados pela Tese Prime https://teseprime.org/ (TEAP) com a seguinte pontuação: aproveitamento de 60% para mestrado e 70% para doutorado.

 ** Em casos excepcionais, a avaliação da proficiência na Língua Inglesa poderá, a critério da CCP, ser realizada por uma comissão presidida por um orientador pleno do Programa e por mais 02 (duas) pessoas nomeadas pela CCP, com validade de 05 (cinco) anos.

  8. Aprovação (Plataforma Brasil ou CEUA) do projeto pela Comissão Científica do InCor/HCFMUSP, independente se a pesquisa for realizada na Instituição integralmente / parcialmente ou pesquisas que envolvam seres humanos (pacientes) que não pertençam ao Complexo HC-FMUSP;

    9. Comprovante do pagamento de taxa de inscrição (boleto será gerado após a conferência dos documentos de inscrição e matrícula).

Obs. 1: Os candidatos com mestrado realizado fora da USP deverão providenciar Aceitação do título de mestre

Obs. 2: O cumprimento de Nova Matrícula,  Artigo 50 do Regimento da Pós-Graduação da USP, é obrigatório no ato da matrícula inicial.

 **Em casos excepcionais, a avaliação da proficiência na Língua Inglesa poderá, a critério da CCP, ser realizada por uma comissão presidida por um orientador pleno do Programa e por mais 2 (duas) pessoas nomeadas pela CCP, com validade de 5 (cinco) anos.

Matrícula em disciplinas de alunos regulares

 
Os períodos de matrícula são semestrais e obrigatórios, informados por meio eletrônico - email USP.
 
Caso tenha perdido o período, a matrícula deve ser realizada até 5 dias antes do início da disciplina, através de formulário de autorização inserido no sistema de requerimentos Janus.
 

O período de matrícula através do Sistema Janus de alunos regulares, que não estão com matrícula trancada, compreende 3 etapas consecutivas, recomendando-se que os alunos consultem previamente o orientador sobre a escolha das disciplinas:

Pré-matrícula do aluno: período para os alunos efetuarem suas pré-matrículas em disciplinas ou sua matrícula de acompanhamento, sendo obrigatória, para o aluno que não se matricular em nenhuma disciplina. Toda ação confirmada pelo aluno, neste Sistema, gera um e-mail a si próprio como comprovante da ação executada;

Aval do orientador: período para os orientadores avalizarem as pré-matrículas em disciplinas e aceitarem as matrículas de acompanhamento de seus orientandos. A pré-matrícula em disciplina ou solicitação de matrícula de acompanhamento não apreciada pelo respectivo orientador, neste prazo, será automaticamente aceita;

Deferimento do ministrante: período para os ministrantes de disciplina deferirem as pré-matrículas avalizadas pelos orientadores. A pré-matrícula, avalizada pelo orientador, que não receber manifestação do ministrante da disciplina será automaticamente aceita.

ATENÇÃO: Caso o aluno regularmente matricula não queira cursar nenhuma disciplina no semestre, é necessário realizar a MATRÍCULA DE ACOMPANHAMENTO - sistema Janus. Não é necessário o deferimento do orientador.

 

Matrícula em disciplina como aluno especial

Aluno especial: interessados em realizar disciplinas dos programas da USP, que não tenham vínculo com a pós graduação ou que sejam de outras Unidades de Ensino Superior.

Todas as informações sobre matrícula de aluno especial, devem ser consultadas no link: https://www.fm.usp.br/posgrad/programas/aluno-especial

O aproveitamento dos créditos realizados como aluno especial, tem validade de até 03 anos após o término da disciplina e deverá ser solicitado após a matrícula via Sistema Janus, em requerimentos.

ATENÇÃO: Entrar em contato com a secretaria do programa antes do início da disciplina, para confirmação de data, horário e local.

 

Acesso ao Virtual Private Network (VPN)

Acesso ao Virtual Private Network (VPN)

O VPN fornece conectividade à rede USP a partir de qualquer computador conectado à internet.

Acessar o link https://www.fm.usp.br/posgrad/links-de-interesse/vpn-usp ou https://www.fm.usp.br/biblioteca/conexoes/vpn  e seguir as instruções para criar a conexão.