A tese de doutorado deverá ser elaborada sob supervisão do orientador até a redação final.
A tese de doutorado deverá ser uma investigação original, que demonstre a maturidade científica do candidato e contribua com novos conhecimentos para a área.
Quando houver necessidade de alteração no projeto de tese, por alguma intercorrência, reapresentar na Comissão Coordenadora do Programa e em paralelo a Comissão Científica do InCor do HCFMUSP. As solicitações poderão ser realizadas até 12 meses antes do prazo de inscrição no Exame de Qualificação, e quando da aprovação da CAPPesq entregar uma cópia na secretaria da Coordenação.
Exame constituirá da análise dos créditos obtidos, da apresentação do projeto de tese, composto por: Introdução, Material e Métodos, Resultados Parciais e Referências Bibliográficas.
No exame de qualificação, o aluno pode ser aprovado ou reprovado, não havendo atribuição de conceito.
O aluno que for reprovado no exame de qualificação poderá repeti-lo apenas uma vez, em prazo não superior a cento e oitenta dias contados a partir da data de realização do primeiro exame.
A comissão examinadora será composta por três integrantes com título mínimo de Doutor(a) ou superior, sendo pelo menos um deles Orientador(a) do Programa.
O orientador, e/ou co-orientador não poderá fazer parte da comissão julgadora do EQ.
Para os alunos que não optaram pelo novo Regulamento do Programa
A inscrição para o Exame de Qualificação (EQ) deve ser realizada quando atingido até 60% do prazo do curso do aluno, e a realização do EQ até 120 dias após a data da inscrição.
a. Inscrição para alunos doutorado com mestrado: 21 meses
b. Inscrição para alunos doutorado direto: 28 meses
Quando da realização da EQ, o aluno deve realiazar o EQ após a conclusão de 50% dos créditos exigidos em disciplina.
O exame constará da apresentação do andamento do projeto de tese, incluindo seus resultados preliminares. Será avaliada a didática do aluno, sua maturidade científica e a exequibilidade do projeto.
No exame de qualificação, o aluno pode ser aprovado ou reprovado, não havendo atribuição de conceito.
O aluno que for reprovado no exame de qualificação poderá repeti-lo apenas uma vez, após o prazo mínimo de 60 dias e máximo de cento e oitenta dias contados a partir da data de realização do primeiro exame.
A comissão examinadora, aprovada pela CCP, deve ser constituída por três membros, e dois suplentes, sendo pelo menos um dos titulares e um suplente de fora do programa.
O orientador, e/ou co-orientador não poderá fazer parte da comissão julgadora do EGQ.
Para os alunos que optaram pelo novo Regulamento do Programa
A inscrição para o Exame de Qualificação (EQ) deve ser realizada quando atingido até 50% do prazo do curso do aluno, e a realização do EQ até 60 dias após a data da inscrição.
a. Inscrição para alunos doutorado com mestrado: 24 meses
b. Inscrição para alunos doutorado direto: 24 meses
Quando da realização do EQ, o aluno deverá ter cumprido 50% do total de créditos exigidos em disciplinas.
As demais informações estão no Regulamento da Cirurgia Torácica e Cardiovascular, item VIII, pg 6, disponível nas Normas.
Orientações para o Exame de Qualificação aprovadas pela CPG/FM em 11/05/2017.