Os programas de Pós-Graduação da USP tem o apoio de agências financiadoras de pesquisa e formação de recursos humanos, que são: CAPES e FAPESP, que oferecem bolsas de estudos aos alunos matriculados.

A Pós-Graduação do Programa conta com o apoio de bolsas de estudo da CAPES Demanda Social (10 bolsas), CNPq (1 bolsa), conforme seus próprios Critérios e requisitos para concessão bolsas (pdf). Os recursos provenientes da taxa de bancada de bolsas CNPq poderão ser utilizados conforme as Informações para utilização da taxa de bancada (pdf).

Os alunos devem fazer a sua solicitação de bolsa no período de matrícula através de formulário específicio e entregar na secretaria do Programa.

A Comissão de Bolsas do Programa é responsável pela seleção, concessão e o acompanhamento dos bolsistas.

Aos bolsistas do Programa de Demanda Social é obrigatório o estágio de docência, Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE, parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência,e a qualificação do ensino de graduação. A partir, da 1ª solicitação de renovação de bolsa será verificado se o aluno está cursando e/ou realizando o estágio de docência.

As bolsas oferecidas pela FAPESP são concedidas diretamente para o aluno, mediante solicitação do orientador.

A CAPES através de programas específicos oferecem bolsas para que os doutorandos possam desenvolver parte do seu trabalho de tese em instituições estrangeiras.

Dentre os programas específicos os orientandos poderão realizar o Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior pela CAPES.

A Universidade de São Paulo através de parceria com instituições estrangeiras os alunos de doutorado, poderão preparar a tese visando a dupla titulação.

Informações sobre a Portaria CAPES nº 206, de 04 setembro de 2018, dispõe sobre obrigatoriedade de citação da CAPES